(81) 99751-0883

NO AR

Portal Amparo

radioamparofm.com.br

Pernambuco

Vírus da Febre do Oropouche: SES-PE investiga se há relação da doença com morte de feto no Estado

Primeiro caso de óbito fetal associado à febre do Oropouche é registrado em Rio Formoso

Publicada em 11/07/24 às 12:12h - 761 visualizações

por Portal Amparo


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Mulher grávida  (Foto: Daniel Reche/Pixabay)

Exames laboratoriais confirmaram a presença do vírus da febre do Oropouche em um feto que morreu com 30 semanas de gestação em Rio Formoso, na Zona da Mata Sul de Pernambuco. Este é o primeiro caso na literatura científica a associar a febre do Oropouche a um óbito fetal, o que está sendo investigado pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) e outras autoridades.

Contexto da Doença

A febre do Oropouche é transmitida principalmente pelo mosquito maruim e pela muriçoca, e seus sintomas são semelhantes aos da dengue e chikungunya. Até então, não havia registros de óbito fetal ou abortamento relacionados a essa febre.

Detalhes do Caso

A mãe do feto apresentava sintomas de arbovirose e estava em contato com um dos casos confirmados da febre do Oropouche em Rio Formoso. Até o momento, o estado de Pernambuco contabiliza 13 casos confirmados da doença. Após a notificação pela Secretaria de Saúde do município, a SES-PE coletou materiais biológicos da mãe e do feto para exames.

As amostras da mãe, analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen/PE), deram positivo para dengue e chikungunya. O material do feto foi enviado ao Instituto Evandro Chagas, em Belém do Pará, onde foi confirmado o resultado positivo para febre do Oropouche na última sexta-feira (5).

Investigação em Andamento

Como este é um caso sem precedentes, a SES-PE está conduzindo uma investigação minuciosa com a participação do Ministério da Saúde, Fiocruz, Instituto Evandro Chagas e o município de Rio Formoso. Outros exames laboratoriais serão realizados para esclarecer a causa da morte do feto. Segundo Bruno Ishigami, secretário-executivo de Vigilância em Saúde e Atenção Primária, é necessário um conjunto investigativo "bem analisado e descrito" para estabelecer se o óbito foi realmente causado pela infecção pelo Oropouche.

Prevenção e Orientações

A febre do Oropouche é causada por um arbovírus diferente da dengue, zika e chikungunya. O vetor não é o Aedes aegypti, mas sim o maruim (culicoide) e a muriçoca (culicídeo). Esses vetores preferem ambientes com água contendo material orgânico, como mangues, alagados, várzeas e áreas com esgoto a céu aberto.

Para evitar a exposição às picadas, é essencial usar roupas que protejam a pele, principalmente ao amanhecer e ao anoitecer, e utilizar repelentes adequados. A prevenção também inclui o cuidado com o acúmulo de lixo, uma vez que não há enfrentamento vetorial químico eficaz contra esses insetos.

Casos de Febre do Oropouche em Pernambuco

Até o momento, Pernambuco confirmou 13 casos de febre do Oropouche distribuídos em três Regionais de Saúde. Na III Geres, na Mata Sul, há casos em Rio Formoso (3), Maraial (1), Jaqueira (1) e Catende (1). Na I Regional, na Região Metropolitana do Recife, foram registrados casos em Jaboatão dos Guararapes (2), Moreno (2), Camaragibe (1) e na Ilha de Itamaracá (1). Na XII Geres, na Mata Norte, há um caso em Timbaúba.

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco continua vigilante e orientando os municípios para proteger a população, enfatizando a importância de evitar a exposição aos vetores da febre do Oropouche e seguir as medidas de prevenção recomendadas.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(81)99751-0883

Visitas: 144023
Usuários Online: 46
Copyright (c) 2024 - Portal Amparo - Associação Comunitária de Comunicação, Cultura e Meio ambiente de Olinda - CNPJ: 02.727.860/0001-57
Converse conosco pelo Whatsapp!