(81) 99751-0883

NO AR

Portal Amparo

radioamparofm.com.br

Grande Recife

Metroviários de Pernambuco Avaliam Possibilidade de Nova Greve

Sindmetro-PE Realiza Assembleia nesta Terça (9) para Decidir Futuro do Transporte Público

Publicada em 08/07/24 às 20:10h - 850 visualizações

por Portal Amparo


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Assembleia do Sindmetro  (Foto: Divulgação)

O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) realizará uma assembleia nesta terça-feira (9), às 18h, para discutir a possibilidade de uma nova greve no dia 25 de julho, caso suas reivindicações não sejam atendidas. A reunião acontecerá na Praça da Greve, em frente à Estação Recife.

Pauta da Assembleia

Durante a assembleia, serão apresentados informes sobre o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024/2025 e o Acordo Coletivo Especial (ACE), além da discussão sobre a retirada do sistema do Programa Nacional de Desestatização (PND). A categoria busca avanços significativos nas negociações com o Governo Federal e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Declarações do Presidente do Sindmetro-PE

Luiz Soares, presidente do Sindmetro-PE, ressaltou a importância da participação de todos os metroviários e fez um apelo pela mobilização. Segundo ele, o Governo Federal não tem avançado nos investimentos necessários, não retirou a CBTU do PND, não reduziu a tarifa e não assinou o ACE, que garantiria os empregos da categoria em caso de concessão. Além disso, as negociações sobre o novo Plano de Empregos e Salários (PES) não progrediram, contrariando promessas da campanha do ano passado.

“O Governo Federal não avança nos investimentos, não retirou a CBTU do PND, não reduziu a tarifa, não assinou o Acordo Coletivo Especial (ACE) que garante os empregos da categoria, caso seja concedida. A empresa não avançou nas negociações do novo Plano de Empregos e Salários (PES), promessas da campanha do ano passado", afirmou Soares.

Impacto Potencial da Greve

Se a categoria decidir pela greve, aproximadamente dois milhões de passageiros poderão ser impactados, uma vez que o sistema de metrô segue sucateado. Essa possível paralisação seria a segunda em 2024, sendo que a primeira ocorreu em 2 de fevereiro devido a alegações de insegurança durante o Carnaval.

Investimento no Metrô do Recife

Na última terça-feira (2), o ministro das Cidades, Jader Filho, anunciou um investimento de R$ 136 milhões para o Metrô do Recife, destinado à recuperação de 35 quilômetros das linhas. O anúncio foi feito durante a agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Recife, na entrega dos habitacionais Vila Brasil I e II.

O compromisso da categoria com um transporte público de qualidade e a disposição para parar o sistema, se necessário, refletem a busca por melhorias que atendam bem a população, com tarifa social e valorização dos metroviários. "Defendemos um metrô público de qualidade, estatal federal, com tarifa social de R$ 2 e com valorização da nossa categoria”, concluiu Luiz Soares.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Twitter
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

(81)99751-0883

Visitas: 143994
Usuários Online: 44
Copyright (c) 2024 - Portal Amparo - Associação Comunitária de Comunicação, Cultura e Meio ambiente de Olinda - CNPJ: 02.727.860/0001-57
Converse conosco pelo Whatsapp!